Buscar
  • Beatriz Macedo

7 alimentos que são fonte de energia.



Quantas vezes você passou o dia cansado, tomando inúmeras xícaras de café e as vezes optando até pelos energéticos?

Já parou para pensar que existem alimentos que nos ajudam com isso de maneira natural? Não é milagre, é o poder dos alimentos e eles são vários, por hora, listarei 7!


Costumo adicionar esses alimentos no plano alimentar dos meus pacientes e eles relatam que há uma melhora na disposição significativa!


~Lembrando que cada um tem uma necessidade diferente, veja se inserir esses alimentos fazem sentido de acordo com o seu objetivo.~

AÇAÍ- é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

ÁGUA DE COCO- É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

BANANA- A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais.

GUARANÁ- é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

CHÁ VERDE- O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

OLEAGINOSAS (nozes, castanhas e amêndoas)- são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

AVEIA- é fonte de carboidratos de baixo IG que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

Lembrando que essas informações não substituem o acompanhamento com um nutricionista.

E você, tem quantos desses alimentos inseridos no seu dia a dia? Conta para mim aqui nos comentários!!

Espero ter ajudado. Com amor, Nutricionista Bea Macedo.

CRN 3- 58059

nutricionistabeatrizmacedo@gmail.com



4 visualizações0 comentário
 

©2019 by Nutricionista Beatriz Macedo.