Buscar
  • Beatriz Macedo

Leite de vaca não é a única fonte de cálcio de boa qualidade!



Aposto que já ouviu que temos que tomar leite para obter cálcio. Eu mesma já acreditei nisso, até conhecer os alimentos e ver que a natureza é perfeita e muito boa para nós!


Pensando em uma dieta vegetariana, podemos atender as necessidades diárias de cálcio tranquilamente!


Veja a tabela abaixo com a quantidade de cálcio de alguns alimentos!



Também deixarei algumas dicas de como aproveitar melhor o cálcio ingerido:


  1. Durante as refeições ricas em cálcio, evite alimentos com alto teor de oxalato (que reduz a absorção de cálcio), como espinafre, folhas de beterraba, acelga e cacau.

  2. Procure reduzir a quantidade de fitatos nas leguminosas e cereais (deixando-os de molho de 8-24hs antes do cozimento).

  3. Evite ingerir muita proteína. Dietas hiperproteicas aumentam a eliminação de cálcio pela urina.

  4. Reduza o sal ingerido. A eliminação do excesso de sódio através da urina leva o cálcio junto.

  5. Pelo menos 3x/semana tome 15 min de sol! A formação de vitamina D no organismo depende do contato do sol com a pele e é importante para o metabolismo do cálcio.

  6. Folhas verdes escuras são boas fontes de cálcio!


Tenha um ótimo final semana,

Beijinhos da Nutri Bea

CRN 3-58059

4 visualizações0 comentário
 

©2019 by Nutricionista Beatriz Macedo.